segunda-feira, 30 de maio de 2011

STORYTELLING: Qual é o impacto de uma boa história?



Era uma vez...
Quase todas as historinhas que ouvimos quando crianças começavam dessa forma e, não importava o seu conteúdo, o final sempre era feliz... E viveram felizes para sempre.


Crescemos ouvindo e contando histórias, nos embalando em cada uma e imaginando que uma delas era ou poderia ser a nossa própria história de vida.
Qual é a criança que não quer ser o personagem principal da história? Que não quer ser o herói que salva as pessoas, que supera os desafios, que prende os bandidos, que é reconhecido e aplaudido por todos e que sempre encontra um final feliz?


Quando contamos histórias compartilhamos emoções, sentimentos, valores... É como se uma janela do nosso coração estivesse aberta para o mundo da imaginação e as pessoas que participam desse momento mágico, embarcam com a gente no mesmo sonho, tornando nosso vínculo mais estreito e fazendo-nos acreditar no impossível.


A emoção compartilhada nos conecta, automaticamente, com as pessoas envolvidas.
Achei mais fácil fazer uma representação gráfica sobre o que a "Contação de Histórias" - Storytelling, significa para nós e de que forma ela foi ocupando mais espaço no dia a dia da nossa família.


A imagem acima não tem nenhuma pretensão científica. Trata-se de uma experiência pessoal e da minha percepção sobre o impacto dos momentos de “Contação de Histórias” na contribuição do processo de aprendizagem das nossas filhas e do quanto essa prática tornou o nosso relacionamento mais estreito.


Da "Contação de Histórias" infantis à nova expressão corporativa do momento: STORYTELLING...
O que elas têm em comum?


É importante saber contar uma GRANDE história. Para que ela seja percebida dessa forma, é necessário que o “ouvinte” deixe a postura passiva de apenas ouvir a história para se identificar com um dos personagens desse enredo, tal qual nas histórias infantis. Fazer parte da história é sentir-se acolhido, reconhecido, incluído... valorizado!!! E é nesse ponto que as organizações têm a oportunidade de envolver e trazer para mais perto dos seus negócios, os clientes, que passam a ter uma relação mais "intimista" com as empresas.

Com a presença das redes sociais em nossa vida, o ato de dialogar cada vez mais torna-se importante no mundo virtual, onde as pessoas curtem compartilhar com sua rede de amigos, suas ideias, conquistas e histórias de vida. Apesar do espaço ser virtual, o fato de estarem permanentemente conectados com o seu mundo, o diálogo cumpre a função dos encontros pessoais, com a nítida percepção de proximidade, de não estar só.


Trecho de uma matéria da EXAME:
“Cada vez mais empresas descobrem que contar boas histórias – um novo conceito conhecido como Storytelling – ajuda a vender conceitos e motivar funcionários.” 
Caso queira ler o artigo completo, clique aqui.



As histórias tornam mais fáceis a venda de uma idéia, produto ou conceito, tanto para o público externo quanto interno das empresas. A ideia de um enredo com heróis e mitos, ajuda a desmistificar as complexidades dos assuntos e estratégias empresariais, ao mesmo tempo em que promove um clima de magia e estimula os envolvidos a embarcarem na história. 

Nossos ancestrais já utilizavam a "contação de histórias" para transmitir seus conhecimentos, crenças, cultura e valores para seus povos, passados de geração em geração. Storytelling é uma forma "repaginada" de se fazer comunicação.

O grande desafio é criar storytelling capaz de apresentar pontos de congruência com o estilo de vida de seu público em potencial. Quando isso acontece, todo o enredo da história que carrega os atributos, benefícios, conceitos, estratégias do produto ou empresa, passa a fazer sentido.


STORYTELLING:
É um novo jeito de fazer comunicação...
à moda antiga. 

2 comentários:

  1. Querida Lau, excelente texto. Mais cedo fiz uma leitura dinâmica, mas agora li com cuidado e refletindo sobre o texto. Meus pais sempre me contaram histórias e isso me ajudou a desenvolver a capacidade de abstração, tão importante para a criatividade. Quando estava na Amex, a gente usava muito esse recurso, transformando os funcionários em heróis, demonstrando como eles vivenciavam os valores corporativos. Amei o texto. Vou compartilhar depois com meus alunos. Beijo grande.

    Drica

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  2. Oi Drika. Você sabe que a sua opinião tem muito valor para mim. Afinal você é uma expert na construção de belíssimos textos. Sobre a prática da "contação de histórias" acho que tem tudo a ver conosco. Fico feliz pelo texto servir de material para as suas aulas. Beijo

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