quinta-feira, 31 de março de 2011

Hora do Cafezinho: estimula fofoca ou relacionamento?


O CAFEZINHO quando compartilhado e saboreado por um grupo de pessoas TEM PODER!
Mas são as SUAS ATITUDES que irão dar o SABOR...
Quando se trata de reunir um grupo de pessoas para um bate papo, todo bom brasileiro sempre dá um jeitinho de garantir que esse encontro seja regado a “comes e bebes”. Com a correria da vida, é muito mais prático marcar um almoço ou jantar em algum restaurante simpático e agradável, do que elaborar todos os preparativos em casa.
O fato é que desejamos sim estar com os amigos, mas não queremos colecionar mais horinhas extras de trabalho. A não ser que elas façam parte da programação, como é a proposta do conceito de um novo espaço que está caindo no gosto das pessoas - o “espaço gourmet” nas residências, onde amigos se reúnem para preparar alguns pratos entre conversa, tempero e mão na massa.
Esse é um espaço que em pouco tempo esperamos inaugurar em casa. Mas, enquanto isso...
Descobrimos um jeitinho especial para estar com os amigos e
fortalecer o relacionamento de uma maneira bem descontraída.
O primeiro ponto considerado, é que somos uma família um tanto quanto caseira que gosta de curtir bons momentos com os amigos, compartilhar ideias, dar boas gargalhadas... Ter tempo para sonhar juntos. E o segundo é que, mesmo com a vida agitada e cheia de compromissos, quem não consegue um espaçozinho na agenda para tomar um cafezinho? Partindo desse princípio, criamos o “Café com a Família Bloco” que é a forma que encontramos para fortalecer nossos laços de amizade.
Toda semana recebemos alguns amigos em casa para saborear um delicioso café da tarde e curtir momentos recheados de boas conversas, risadas e sonhos compartilhados em um ambiente alegre e familiar. São sempre pequenos grupo para possibilitar um relacionamento mais estreito.
É incrível o poder que tem esse nosso cafezinho!!!
Ao final do nosso encontro, a sensação de ter passado bons momentos com pessoas especiais e que a gente ama, não tem preço.  Fica sempre um gostinho de “quero mais”.

E onde entra o cafezinho nas empresas?
Quando decidimos fazer uma pausa para tomar um cafezinho, parece que o cansaço e o estresse ficam grudados na cadeira enquanto a pessoa, já com um astral mais leve, se dirige para a cantina, a cozinha ou para qualquer outro espaço que permita o seu encontro com os colegas. É o merecido e bem-vindo break no trabalho.Essa paradinha estratégica beneficia os neurônios, músculos e promove um bem estar pessoal. É um momento para relaxar, descontrair, recarregar as energias e, principalmente, estreitar relacionamentos.


Quantas conversas, boatos, fofocas e novidades rolam nesse lugar!
Claro que o gosto pela fofoca depende das pessoas e de suas atitudes.
Um encontro no cafezinho pode se transformar num “motim”. Mas se a empresa tiver um bom fluxo de comunicação interna, menor será o impacto dessas fofocas que abastecem a “rádio peão” e que tanto contaminam o clima organizacional. Nada como viver em um ambiente confiável, transparente e amistoso. Um lugar onde as pessoas compartilham um sentimento de “pertença”.
A hora do cafezinho nas empresas é uma boa oportunidade para ampliar networking, fortalecer relacionamentos, discutir novas ideias... Esse deveria ser um momento social.
Se o cafezinho tem tanto PODER, transforme-o em seu aliado e decida qual o sabor que você quer dar a ele. É a sua atitude que fará toda a diferença.
E aí, aceita um cafezinho?

2 comentários:

  1. Oi Mizinha, te admiro de montão. Gestão do tempo é com você mesmo. Consegue aliar qualidade, produtividade, inovação em tudo o que faz e ainda sobra tempo para curtir a vida. Um dia eu aprendo com você... bjos :)

    ResponderExcluir

Espaço reservado para você. Obrigada.