domingo, 13 de fevereiro de 2011

Amor e carinho a quatro patas.

Um trecho perfeito do livro/filme "Marley & Eu"

"Para um cão, você não precisa de carrões, de grandes casas ou roupas de marca. Símbolos de status não significam nada para ele. Um graveto já está ótimo. Um cachorro não se importa se você é rico ou pobre, inteligente ou idiota, esperto ou burro. Um cão não julga os outros por sua cor, credo ou classe, mas por quem são por dentro. Dê seu coração a ele, e ele lhe dará o dele. É realmente muito simples, mas, mesmo assim, nós humanos, tão mais sábios e sofisticados, sempre tivemos problemas para descobrir o que realmente importa. De quantas pessoas você pode falar isso? Quantas pessoas fazem você se sentir raro, puro e especial? Quantas pessoas fazem você se sentir extraordinário?" 



Quando eu nasci já existia cachorro em casa e assim foi durante toda a minha vida de solteira. Depois de casada e três meses antes do nascimento da nossa primeira Florzinha Danielle, levamos para casa nosso primeiro cachorrinho: o Pitu, um "pequinês vira-lata" que era um verdadeiro “monsieur” (senhor em francês).
Nos dois anos e cinco meses em que Danielle foi filha única, nunca a deixamos assumir esse reinado, porque tínhamos receio dela se tornar uma garotinha egoísta e mimada. Dessa forma, até a Michelle nascer, ela dividia todos os brinquedos e tudo o que ganhava com o Pitu. Foi a melhor decisão que tomamos, porque quando sua irmãzinha Michelle nasceu, ela não teve nenhuma crise de ciúmes ou rejeição pela irmã. Pelo contrário, falava para todos que ela era a "sua Michellinha".
O Pitu foi um grande companheiro na vida de nossas filhas por quatorze anos com muitas brincadeiras, carinho e cumplicidade. Ele contribuiu, substancialmente, com o desenvolvimento das meninas, que aprenderam desde pequenas a respeitar, alimentar, cuidar e dar carinho aos animaizinhos.
Não existe essa de criança machucar um animalzinho, porque ainda é pequena e não sabe o que faz. Como assim??? Criança é inteligente e faz parte do seu desenvolvimento testar os adultos o tempo todo para saber até onde pode chegar ou o que pode fazer.
É assim que a criança vai assimilando os valores e formando a sua personalidade e caráter. É onde começa a entender a diferença do “certo e do errado” e, mesmo que estes conceitos ainda sejam confusos em determinados momentos, toda criança nasce com sentimentos, sejam eles de alegria, de dor, de carinho, de medo... Dessa forma ela entende sim como um animalzinho pode sentir-se quando alguém o machuca.
É aí que entra o trabalho dos pais, que devem orientar os seus filhos desde pequenos para que se tornem adultos seguros e emocionalmente tranqüilos e felizes.
A partir do instante que pensamos em ter um filho, inicia-se um ciclo sem fim de responsabilidade com esse serzinho. Essa é uma decisão que mudará para sempre a nossa vida. Da mesma forma quando decidimos cuidar de um cachorrinho. Temos que saber que a vida desse serzinho dependerá dos nossos cuidados e carinhos.
Assim como nós, eles crescem, envelhecem, adoecem e perdem a energia de quando eram filhotes. Mas jamais perdem o carinho, a gratidão e o amor incondicional que sempre tiveram por nós. Só quem tem um animalzinho entende os sentimentos que estão por trás dessa relação homem-bicho.
Aos nossos peludinhos, Pitu e Beauty que sempre estarão presentes em nossa vida e Nina, a nossa cabeludinha e companheira atual, saibam que cada um de vocês contribuiu para nos tornar pessoas melhores e mais humanas. Obrigada por nos aceitarem com as nossas qualidades, mas principalmente com todos os nossos defeitos, sem nenhuma cobrança.


4 comentários:

  1. Muito lindo e verdadeiro tudo o que escreveu, pena que poucas pessoas conseguem ter essa visão, até eu que gosto de ver e fazer as coisas com o "coração" me senti pequena e falha em um determinado momento da minha vida. Talvez se tivesse lido ou escutado algo tocante desse porte, eu teria tomado atitudes diferentes..... o bom é estar aberta sempre pra novos aprendizados e dispostos a mudar, o que podemos mudar. Amo vcs. Bjocas

    ResponderExcluir
  2. Oi... Sei lá... Muito legal o fato de você se posicionar como "ainda aprendendo". Todos deviam pensar assim. A vida está em constante mudança e por isso é impossível permanecer da mesma forma o tempo todo. Mais do que acertar, o importante é aprender, crescer e ter coragem para mudar as atitudes que não estão mais alinhadas com os nossos valores. Obrigada pela contribuição. Bjos

    ResponderExcluir
  3. Adorei as palavras proferidas pelos 4 patinhas, que nunca conseguem se expressar dessa forma, mas como se expressam para nos mostrar como somos importantes para eles, e quao pouco eles precisam para serem felizes!!!
    Muito lindo o texto e cheio de sabedoria, cachorros sao seres extraordinarios!!! Beijo grande!

    ResponderExcluir
  4. Oi Honeybee. Se as pessoas parassem para refletir sobre o que torna os cachorros felizes, saberiam que a amizade, a atenção e o carinho sempre prevalecerão sobre qualquer bem material. Em busca da felicidade, acabamos focamos naquilo que não é o mais importante. Obrigada pelo carinho e contribuição. Bjo :)

    ResponderExcluir

Espaço reservado para você. Obrigada.